Veja 5 dicas para planejar sua carreira em 2012
Danilo Schramm
Do UOL, em São Paulo
Para Elisa Inácio, gerente de seleção da Luandre, o planejamento é essencial para a construção de uma carreira bem sucedida. “A palavra chave é saber aonde se quer chegar. Estipular prazos e traçar estratégias é extremamente importante para sair na frente no mercado de trabalho”.
Confira cinco dicas importantes que podem ser seguidas pelos profissionais que desejam obter sucesso ou dar uma turbinada na carreira:
Metas
Crie metas
É fundamental ter em mente quais são seus objetivos. Coloque num papel as metas que você pretende alcançar num período de seis meses, um e cinco anos. Depois liste quais são os pré-requisitos e os passos necessários para atingir seu objetivo.
Atualização
Busque atualização profissional
O profissional moderno não pode parar de se atualizar nunca, sob o risco de ver suas habilidades e conhecimentos ficarem obsoletos no mercado. Conhecimentos em informática e em redes sociais são obrigatórios para algumas funções. Pós graduação, cursos de curta duração, simpósios, palestras, são sempre bem avaliados na hora de uma promoção ou de uma nova colocação.
Idiomas
Domine outras línguas
Não existe solução milagrosa. Dominar plenamente uma língua estrangeira leva anos. Então mesmo que você não vislumbre uma oportunidade em que vá usar esta habilidade no curto prazo, o ideal é ir se preparando e mantendo o seu inglês e espanhol afiados.
Networking
Pratique o networking
Estar sempre em contato com outros profissionais vai te ajudar a identificar oportunidades e ter uma visão mais ampla do que acontece no mercado. Quando pensamos em alavancar nossa carreira, nada mais indicado que buscarmos nossa rede de contatos profissionais para compartilhar experiências e também nos mantermos atualizados do que é tendência no mercado e em empresas concorrentes.
Mercado e desafios
Sinta o mercado e busque desafios
Coloque seu currículo no mercado de trabalho. Não apenas como forma ativa de uma busca para nova colocação, mas também como maneira de “sentir” o que o mercado procura.
Esteja aberto às novas experiências e não tenha medo de se arriscar. Para que haja mudanças é imprescindível que passemos por desafios em nossa vida profissional.
Fonte: http://noticias.uol.com.br/empregos, publicado em: 01/02/2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado visitante, seus comentários são fundamentais, portanto deixe aqui suas observações. Desde já, agradecemos sua participação!