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quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O ASSUNTO É: MERCADO DE TRABALHO!


Você sabe quais são as vantagens e desvantagens em trabalhar de casa?

Do ponto de vista psicológico, quais as vantagens e desvantagens em trabalhar em casa?
Vantagens: possibilidade de menos agentes estressores direta e indiretamente relacionados (deslocamento até o local de trabalho, cobranças por parte de superiores, que podem interferir no desempenho do trabalhador, dentre outros), maior contato com a família, possibilidade de trabalhar em horários mais flexíveis (o que pode abrir espaço, por exemplo, para a realização de cursos, graduações, etc.).
Desvantagens: necessidade de grande autodisciplina para cumprir os horários e motivação para o trabalho na presença de distratores domésticos (parentes, equipamentos eletrônicos, possibilidade de fazer mais lanches fora de hora, etc.), o trabalhador pode ficar entediado por permanecer em casa em tempo integral, diminuição das relações interpessoais diárias "ao vivo" entre os colegas de trabalho e conflitos familiares, que podem interferir no desempenho do trabalhador.

O trabalhador fica menos estressado no dia a dia?
Depende. Espera-se que sim. Um dos maiores problemas das grandes cidades é o tempo de deslocamento entre as residências e os locais de trabalho, associado aos engarrafamentos, que fazem com que o trabalhador acorde mais cedo e perca um tempo considerável durante seu trajeto casa-trabalho e trabalho-casa. Isso é ainda mais complicado quando o trabalhador é também estudante e, além de seu local de trabalho, precisa ir também até o local onde estuda. Essa coincidência de horários pode deixá-lo cansado e estressado, porém existem pessoas que gostam desse ritmo de vida dinâmico e agitado e, provavelmente, não se adaptariam a permanecer em casa em tempo integral.
O home office funciona bem para pessoas organizadas e que possuem um grau saudável de autocobrança, ou seja, sabem cobrar de si mesmas um determinado desempenho, sem fazer cobranças irrealísticas. Para pessoas com esse perfil, costuma ser muito proveitoso trabalhar com um ritmo mais flexível, distante das cobranças diárias de chefes e superiores, pois se sabe que o profissional irá administrar bem seu tempo de trabalho e sua vida pessoal. Por outro lado, essa dinâmica não funciona bem com pessoas com um perfil mais "acomodado", que necessitam ser cobradas para alcançarem resultados satisfatórios no trabalho, pois podem acumular serviço por não terem de perto a cobrança de seus superiores. Esse acúmulo de trabalho seria um agente estressor em potencial. Uma pessoa com perfil workaholic também pode ter problemas para se adaptar ao home office, já que terá dificuldades em separar sua vida profissional da vida pessoal, podendo trabalhar em tempo integral, sem horário de descanso, tornando-se mais estressada do que se trabalhasse fora de casa, com horários fixos.

A pessoa pode se sentir mais motivada em estar em casa?
Também depende de algumas variáveis. Algumas pessoas podem se sentir mais motivadas pela comodidade de trabalhar em casa, por poderem dormir até um pouco mais tarde, eliminando o tempo gasto pelo trajeto até o trabalho. Também podem se sentir mais motivadas por poderem fazer suas refeições em casa, junto com a família, e por não necessitarem mais se preocupar com a roupa que irão usar no trabalho. Por outro lado, a ausência de estímulos externos ao lar, além da diminuição das relações interpessoais fora do domicílio, pode diminuir a motivação do trabalhador, por estar a maior parte de seu dia inserido em sua própria casa.

Como lidar com a família dentro de casa no horário de trabalho?
Primeiramente, é importante que a pessoa que decide trabalhar em casa tenha um local específico para isso, mesmo que não vá receber colegas de trabalho em casa. Não é saudável para o profissional trabalhar, por exemplo, em cima da cama, no sofá da sala ou na mesa da cozinha, pois seus papéis de indivíduo e de profissional ficam muito misturados. É importante que haja espaço na casa para que o profissional monte seu espaço, um pequeno escritório, um quarto vago, um local onde ele possa ter silêncio e privacidade. O profissional precisa esclarecer, desde o início, aos familiares sua condição de trabalhador dentro de casa, alertando-os para a necessidade de tranquilidade e silêncio enquanto estiver trabalhando. Por exemplo, deve-se ficar claro que não é porque o indivíduo irá trabalhar em casa que a babá ou a cozinheira poderão ser dispensadas. Inclusive as crianças, quando houver, precisam ser advertidas a esse respeito, evitando sua permanência no local de trabalho do pai ou da mãe. O trabalhador também precisa se policiar para não se envolver em assuntos relativos à casa ou à família durante seu horário de trabalho.

Essa troca pode trazer problemas familiares? Por atrapalhar o dia a dia de outras pessoas em casa?
Pode, não necessariamente. É uma mudança brusca no estilo de vida do trabalhador e daqueles que coabitam na mesma residência. É semelhante, por exemplo, a certas desavenças que acontecem com casais de meia-idade, quando o marido se aposenta. A esposa reclama da falta de privacidade em casa, de não poder cuidar da casa como antigamente, enquanto que o marido reclama de estar ficando muito tempo em casa, de conflitos que emergem por causa da maior convivência do casal. Quando um trabalhador habituado a trabalhar fora passa a trabalhar em casa, essas mudanças podem gerar desavenças entre os membros da família, portanto é necessária a compreensão de todos nessa adaptação. Voltando à pergunta anterior, o fato de reservar um espaço na casa para o trabalhador já minimiza os inconvenientes no cotidiano dos outros membros da família. Além disso, é imprescindível que o profissional não deixe que o trabalho interfira nos horários destinados ao convívio familiar, ou que o contato com os familiares não interfira na dinâmica do trabalho. Se o profissional conseguir fazer a separação entre casa/família e trabalho, é mais provável que o home office seja proveitoso para todos.

Fonte: http://idmed.uol.com.br - Publicado em: 01/11/11

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