Olá aluno / leitor do nosso Blog. É com enorme prazer que venho aqui me apresentar a você que freqüenta nossa escola, acompanha nossas novidades pelos canais de comunicação que temos (Blog, Orkut, Twitter), nossos canais de comunicação internos (Telão e Indoor) e também mantém contato constante com a nossa equipe que está sempre disposta a atendê-lo da melhor forma possível.
O nosso Blog é um canal de comunicação que foi criado para você aluno, que por muitas vezes não tem condições de saber que são os responsáveis por nossa escola. E é justamente por pensar nisso, que a partir de hoje lanço a coluna mensal “TE INFORMANDO”, onde todo o mês estarei mantendo contato com você, a fim de mostrar algumas novidades que nos cercam, acompanhar as novas tendências de mercado, profissão e o mais importante: te colocar em contato comigo direto, bastando comentar cada matéria que for colocada, pois a mensagem é encaminhada diretamente para mim, onde estarei lendo e respondendo sempre todas que chegarem com o maior prazer.
Como matéria inaugural, fiquei refletindo sobre um assunto muito importante para ser colocado e que fosse atrativo para você nosso querido leitor. Refletindo bastante, resolvi falar sobre um assunto que por muitas vezes aflige por demais as nossas cabeças e o nosso humor, e que muitos alunos ao nos procurar, têm como objetivo principal atingir esse patamar, que é a conquista de um emprego.
Durante esse mês, fizemos uma entrevista bastante interessante e riquíssima com a consultora de Recursos Humanos Lorenzza Bernardini, onde a mesma pôde nos dar várias dicas sobre os cuidados, cursos, necessidades que o mercado e as empresas hoje em dia necessitam, para que possamos nos posicionar cada vez melhor no mercado de trabalho. E foi seguindo nesse tema, que resolvi falar sobre um assunto bastante interessante e que o mercado cada vez mais vem se inclinando para essa antiga modalidade, e que a cada ano, vem tomando mais e mais força, trazendo assim um campo muito vasto de novos negócios: o mercado do Empreendedorismo.
Primeiro, vamos entender o que é Empreendedorismo e Empreendedor:
Empreendedorismo designa os estudos relativos ao empreendedor, seu perfil, suas origens, seu sistema de atividades, seu universo de atuação.
Empreendedor é o termo utilizado para qualificar, ou especificar, principalmente, aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução; principalmente na geração de riquezas, na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos – mercadorias ou serviços; gerando um novo método com o seu próprio conhecimento. É o profissional inovador que modifica, com sua forma de agir, qualquer área do conhecimento humano. Também é utilizado – no cenário econômico – para designar o fundador de uma empresa ou entidade, aquele que construiu tudo a duras custas, criando o que ainda não existia.
Fonte: Wikipedia.org
Muitas das vezes acreditamos ser extremamente complicado nos tornarmos empreendedores, porém, não podemos esquecer que todos nós por muitas das vezes designamos atividades empreendedoras em nosso dia a dia. Uma mãe por exemplo, ao cuidar do seu filho, se desdobrar para conseguir entender e acompanhar as necessidades dessa criança que a cada dia se desenvolve, tornando-se um adulto sadio. Esse é um grande exemplo de Empreendedorismo, porque os primeiros passos para se tornar um Empreendedor de sucesso consiste em ter vontade e acreditar na sua capacidade de execução. Outro ponto bastante importante é o comprometimento e organização naquilo que desenvolveu, porque pelo fato de se ter uma liberdade maior e a não obrigatoriedade em cumprir jornadas de trabalho, muitas das vezes o novo Empreendedor se vê tentado a seguir por essa profissão, por achar que passará ter mais liberdade com o seu dia, porém, está muito enganado, porque o Empreendedor passa a ter uma responsabilidade absurdamente maior do que qualquer outro profissional, porque se algo está dando certo, grande parte do mérito passa a ser dele, por estar desenvolvendo e coordenando adequadamente seu negócio, porém, se o negócio vai mal, a responsabilidade cai toda em cima do mesmo, porque uma vez que passa a ser responsável geral daquilo que segmenta / comercializa, todo o ônus também passará a ser na sua totalidade, responsabilidade do Empreendedor. É por esse fato que os empreendedores passam a perceber ao longo do tempo e da evolução do seu negócio, que trabalham muito mais do que qualquer colaborador (funcionário) de uma empresa, pois o mesmo passa a não ter mais dias e nem horários para se trabalhar e tudo girará em torno das necessidades do seu negócio.
Como tudo na vida, o comprometimento naquilo que se faz é fundamental para se adquirir excelentes resultados e é por isso, que todo Empreendedor deve seguir baseado nesse conceito para cada vez mais conquistar melhores condições e resultados.
Portanto, caro leitor, antes de encerrar essa matéria, vou citar alguns exemplos de novos negócios que você mesmo pode começar através dos conhecimentos adquiridos em nossa escola, sem gastar muito e já conquistar capital, para que possa dar continuidade e aumentando gradativamente seu empreendimento, obtendo assim, sucesso profissional que tanto deseja. São eles:
CRIAÇÃO DE APOSTILAS
Você pode oferecer serviço de digitação e edição de apostilas para pessoas e empresas, baseando-se nas necessidades deles. Geralmente, o cliente solicita o trabalho e você pode definir um prazo para a entrega.
CARDÁPIOS PARA RESTAURANTES E SIMILARES
Utilize o seu computador para oferecer esse tipo de serviço para bares, restaurantes, lanchonetes e etc.
CRIAÇÃO DE CARTÕES DE VISITA, FOLDERS E ETC.
Os profissionais e empresas atuais utilizam cada vez mais esses recursos visuais para divulgar o seu negócio, mas muitas das vezes não tem condições de pagar preços mais elevados na criação e elaboração desse tipo de material. Porque não montar esses materiais exclusivos para esses clientes?
LEMBRANCINHAS DE ANIVERSÁRIO E NASCIMENTO
Uma atividade bastante casual, porém gera um bom dinheiro. Uma boa estratégia é fazer parceria com empresas que trabalham com festas, vendo a possibilidade de oferecer seus serviços como uma atividade a mais. Fortalece a você e a empresa que faz essa parceria.
CATÁLOGOS E MANUAIS TÉCNICOS PARA EMPRESAS
Trabalho semelhante ao de revistas, porém, voltado a empresas, mercado de catálogos e manuais técnicos, publicações únicas e sem periodicidade definida. Você também pode oferecer seus serviços na criação de um material exclusivo para as empresas que te contratar.
COMERCIALIZAÇÃO DE CADASTROS
Uma das atividades mais lucrativas da década de 90 é a comercialização de cadastros para mala-direta.
Você tem um grande trabalho inicial para organizar o cadastro, depois é somente atualizá-lo e lucrar alugando para empresas. Uma forma de montar isso é através da lista telefônica, onde você cadastra todas as informações no computador e depois comercializa para as empresas interessadas.
ELABORAÇÃO DE CURRÍCULOS
Um dos mais tradicionais trabalhos realizados por computador consiste na elaboração, digitação e impressão de currículos para terceiros. Você pode tirar um original ou também fornecer um pacote completo, com a elaboração e a impressão de 5 ou 10 exemplares.
PÁGINAS PARA INTERNET
A popularização da Internet está abrindo espaço para novos profissionais e é uma oportunidade para quem quer iniciar um negócio ou mudar de ramo. Atualmente você pode cobrar por páginas ou fechar diretamente um pacote com o seu cliente. Atualmente, um site mais básico possível custa um preço médio de R$ 200,00 (duzentos reais) o que leva um tempo aproximado de dois dias para ficar pronto (dependendo da quantidade de horas que você se propõe a fazer esse trabalho). Digamos que você pegue no mínimo cinco clientes por mês e você já gera um faturamento mensal de R$ 1.000,00 (hum mil reais).
Prezado leitor, fique atento ao mercado e procure diversificar suas atividades, criando e aperfeiçoando idéias, porque dessa forma com certeza você chegará ao objetivo que traçou.
E o mais importante: não desista de seu sonho e busque sempre aquilo que deseja. Se planeje para que você possa conquistar sua realização, tanto profissional quanto pessoal.
Boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado visitante, seus comentários são fundamentais, portanto deixe aqui suas observações. Desde já, agradecemos sua participação!