Por que a carreira de alguns profissionais talentosos não decola?
Por que a carreira de alguns profissionais promissores simplesmente não decola? Esta com certeza é uma dúvida que merece ser esclarecida. O que acontece com profissionais que possuem um currículo excelente, uma boa formação acadêmica, porém não conseguem fazer com suas carreiras decolem rumo ao sucesso?
Uma pesquisa realizada pelo Center for Creative Leadership identificou algumas características de profissionais com grandes potenciais e cuja carreira não decolou, são elas:
Profissionais que intimidam; são ríspidos, frios, arrogantes; traem a confiança de seus subordinados ou pares; são ambiciosos demais; apresentam problemas específicos de performance; são incapazes de pensar estrategicamente; incapazes de delegar ou trabalhar em equipe e tem dificuldade de se adaptar ao chefe.
Pode- se verificar segundo esta pesquisa que fracassam mais por motivos pessoais e de relacionamento do que por falta de conhecimento técnico!
Sempre digo que a habilidade técnica é muito importante para sua carreira, afinal funciona como um “filtro” que te permite concorrer a qualquer processo na empresa, porém a habilidade comportamental é o que te faz conseguir a vaga, permanecer no cargo, ser promovido ou até mesmo demitido da empresa.
Ressalto aqui que investir em habilidades técnicas deixa o profissional sempre pronto para assumir novas posições e novas responsabilidades em eventuais promoções. É muito importante que invista em pós-graduação, MBAs, cursos de idiomas etc. Pesquisas comprovam que quanto maior o nível de instrução, maior o salário. Mas saiba que apesar de possuir muitas habilidades técnicas, nada vai adiantar se suas habilidades comportamentais não estiverem em ordem.
Entenda que sua carreira é uma coisa e seu emprego é outra. A diferença existe pelo fato de que a carreira é o seu negócio de vida e deve-se cuidar dela para que sempre prospere. Já o emprego é o caminho para alcançar os objetivos de sua carreira.
Deve-se ter em mente que, mesmo quando possui um bom emprego, a evolução da carreira não pode parar. Ficar sentado esperando a banda passar dificilmente vai te levar a alguma promoção. O profissional que entra na “zona de conforto”, na estagnação, está fadado a perder o emprego.
Quem administra sua vida profissional busca empregos melhores, empresas mais estruturadas e que possibilitam o crescimento.
Mas voltando as habilidades comportamentais, para que sua carreira decole saiba que a inteligência emocional pesa muito na obtenção de bons resultados.
Se você sabe lidar bem com várias situações negativas e comportamentos das pessoas, transformando os problemas em soluções e as dificuldades em oportunidades para crescimento significa que você possui essa habilidade de relacionamento.
De nada adianta ser profissional super competente, bem preparado, se não consegue lidar com as pessoas ao seu redor. Como você poderá ser promovido a cargos de liderança se não sabe tirar o melhor de seus colegas, de seus subordinados, por pura inabilidade no trato com essas pessoas?
Outra habilidade comportamental é o trabalho em equipe. Se para quem não tem grandes pretensões profissionais o trabalho em equipe é importante, imagine para quem deseja alçar grandes voos! Saber se relacionar é fundamental e não é segredo para você, porque ninguém trabalha nem alcança o sucesso sozinho.
Por fim caro leitor, para decolar sua carreira e alcançarnovas perspectivas profissionais faça um exercício de autocrítica. Falo aqui para aprender com os erros cometidos, com a rotina do trabalho, com seus colegas e não só com cursos técnicos e formais.
Quem quer crescer profissionalmente tem que ter humildade para reconhecer que não sabe tudo e que vivemos um aprendizado constante. O que passou não tem volta, mas daqui pra frente você tem poder para escolher qual será o destino de seu voo profissional.
Que você voe bem alto!
Fonte: UOL EMPREGOS - Publicado em 28/01/2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Prezado visitante, seus comentários são fundamentais, portanto deixe aqui suas observações. Desde já, agradecemos sua participação!